7 dicas para cuidar do gato em idade avançada

É do conhecimento de todos que o gato é um animal de rotinas e hábitos. Porém, com o envelhecimento é fundamental ter alguns cuidados especiais.

Apresentaremos 7 dicas básicas que irão ajudar o seu gato a viver a “velhice” com plenitude.

  1. É aconselhável que o seu gato tenha uma cama quentinha e macia (num local da casa onde não precise de fazer esforços), no caso de já não conseguir saltar para cima da sua ou de subir escadas.
  2. Se o seu gato gostar de passar a noite fora de casa, deixe uma caminha no seu anexo para ele sentir que tem um lugar que é o seu porto seguro em caso de necessidade.
  3. Com a idade, vem a incapacidade visual. Para contornar esta situação, desaconselha-se as alterações de mobiliário dentro de casa. Se o ambiente continuar a ser igual ou muito semelhante, o animal tem mais facilidades em reconhecer o sítio onde está.
  4. Se a sua habitação for constituída por tanques ou piscinas no jardim, pondere a possibilidade de colocar uma vedação nesses locais, de maneira a evitar a queda do gato.
  5. Aconselha-se a escovagem regular do pêlo. Desta forma, ele manterá a sua beleza, mesmo não conseguindo fazê-lo sozinho.
  6. Com a idade, pode advir a necessidade de beber mais água e isso pode ser um indicador de insuficiência renal. Para evitar este tipo de problema, consulte o seu médico veterinário e aconselhe-se com ele.
  7. Mais importante de tudo é que o seu gato deve continuar a sentir que é o centro da sua atenção e que lhe continua a encher o coração. Com a velhice não o abandone e nem o deixe de lado. Dê mimo, amor e carinho com abundância.

AniCura Santa Marinha Hospital Veterinário

Contact a veterinarian

Did this article help you?

Please select what suits your situation or type on your own. We greatly appreciate your feedback.

Thank you!

We really appreciate it

Error

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded.