Dicas para cuidar do gato

7 dicas para cuidar do gato em idade avançada

É do conhecimento de todos que o gato é um animal de rotinas e hábitos. Porém, com o envelhecimento é fundamental ter alguns cuidados especiais.

Apresentaremos 7 dicas básicas que irão ajudar o seu gato a viver a “velhice” com plenitude.

  1. É aconselhável que o seu gato tenha uma cama quentinha e macia (num local da casa onde não precise de fazer esforços), no caso de já não conseguir saltar para cima da sua ou de subir escadas.
  2. Se o seu gato gostar de passar a noite fora de casa, deixe uma caminha no seu anexo para ele sentir que tem um lugar que é o seu porto seguro em caso de necessidade.
  3. Com a idade, vem a incapacidade visual. Para contornar esta situação, desaconselha-se as alterações de mobiliário dentro de casa. Se o ambiente continuar a ser igual ou muito semelhante, o animal tem mais facilidades em reconhecer o sítio onde está.
  4. Se a sua habitação for constituída por tanques ou piscinas no jardim, pondere a possibilidade de colocar uma vedação nesses locais, de maneira a evitar a queda do gato.
  5. Aconselha-se a escovagem regular do pêlo. Desta forma, ele manterá a sua beleza, mesmo não conseguindo fazê-lo sozinho.
  6. Com a idade, pode advir a necessidade de beber mais água e isso pode ser um indicador de insuficiência renal. Para evitar este tipo de problema, consulte o seu médico veterinário e aconselhe-se com ele.
  7. Mais importante de tudo é que o seu gato deve continuar a sentir que é o centro da sua atenção e que lhe continua a encher o coração. Com a velhice não o abandone e nem o deixe de lado. Dê mimo, amor e carinho com abundância.
Como cuidar do gato

Para que os possa conhecer melhor, partilhamos consigo 60 curiosidades sobre estes fantásticos animais: https://www.hospvetsantamarinha.com/blog/60-curiosidades-gatos/

Scroll to Top