Com a chegada do calor, os cuidados com os animais de estimação devem ser redobrados. Deixamos aqui 4 dicas importantes que podem fazer toda a diferença este verão. Porque a prevenção é a melhor aliada do seu animal de estimação.

Estas dicas ajudarão a evitar Golpes de Calor, uma das causas de morte mais comuns nos animais de estimação no Verão, por isso é considerada uma urgência médica, que se não for detectada e tratada a tempo, poderá ser fatal

Água limpa fresca sempre disponível

Com o calor os animais necessitam de beber mais água, isto porque as duas perdas de calor são feitas através da evaporação da humidade durante a respiração.

Caso o animal não tenha água à disposição em dias de muito calor, poderá ficar desidratado.

Ter água à disposição o dia inteiro é imprescindível para manter o seu animal saudável durante o tempo mais quente. Deve mudar a água regularmente para a manter fresca, e pode ainda experimentar colocar uns cubos de gelo na água para ajudar o seu cão ou gato a refrescarem-se.

Evitar os passeios e exercícios na altura de maior calor

Deixe os passeios longos para as horas mais frescas, como de manhã ou final de tarde, e até mesmo à noite. Passear com o seu cão durante o dia poderá provocar-lhe uma insolação e queimaduras solares (evite os passeios durante as 12:00 e as 16:00).

Nunca deixar os animais dentro de carros ou em locais pequenos e fechados sem ventilação

Ficar trancado no carro não será nada agradável para o seu animal de estimação, pois ele poderá sofrer insolação e, inclusive, pode até mesmo morrer. O carro acumula no seu interior uma enorme quantidade de calor, fazendo com que pareça um forno, que inclusive poderia matar o seu animal.

Uma vez que os golpes de calor ocorrem se os animais estiverem expostos a altas temperaturas, o primeiro passo para evitar que esta situação aconteça, é evitar expô-los ao calor em qualquer situação, por isso, nunca deixe o seu animal no carro em dias de calor.

Em dias de muito calor mantenha os seus animais em locais frescos e se possível arejados.

Parasitas externos

Lembre-se que no verão aumenta a incidência de pulgas e carraças.

É um problema grave, pois estes parasitas podem ser portadores de doenças graves, que podem ser transmissíveis aos humanos (zoonoses), principalmente os mosquitos e as carraças.

É, portanto, de extrema importância que seja feita a prevenção de forma correta contra estes parasitas, de forma a salvaguardar os nossos animais e a nós.

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar o seu Médico Veterinário.

AniCura Santa Marinha Hospital Veterinário

Contact a veterinarian

Did this article help you?

Please select what suits your situation or type on your own. We greatly appreciate your feedback.

Thank you!

We really appreciate it

Error

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded.