Grupo HVSM - Hospital Veterinário de Santa Marinha

Como cuidar da sua cadela gestante

cadela gestante

cadela gestante

Parabéns!

A sua cadela está prestes a ser mãe. Aqui estão algumas informações que deve ter em conta quando trata da sua cadela gestante.

Antes do parto

A sua cadela pode precisar de desparasitação regular e controlo de pulgas enquanto estiver gestante.

Felizmente, alguns produtos podem ser usados durante esta fase da vida dela com segurança.

Uma cadela em boa condição física tem menos problemas no parto, pelo que deve manter algum exercício regular durante toda a gestação. A maioria dos problemas do parto ocorrem em cadelas obesas.

A nível dos hábitos alimentares, não altere a alimentação da sua cadela nas primeiras 6 semanas de gestação. A partir das 6 semanas devemos introduzir as rações de cachorro e gradualmente ir aumentando a quantidade de comida fornecida.

Peça um conselho ao seu veterinário sobre qual a melhor alimentação para esta fase.

cadela após parto

O aumento da dose de alimentação deve vir associada a um aumento na frequência da mesma. Passe a fornecer comida três vezes ao dia, visto que pequenas quantidades são mais fáceis de digerir.

Durante a gestação podem ocorrer corrimentos vaginais. O corrimento mucoso transparente é ocasional e normal. Se o corrimento contiver pús ou sangue, contacte rapidamente o seu veterinário. Tenha o cuidado de isolar a cadela gestante dos restantes cães da família durante as três semanas antes e as três semanas a seguir ao parto. Reserve-lhe uma área segura, sem correntes de ar e idealmente com a temperatura ambiente constante.

Arranje uma caminha onde a mãe possa fazer o ninho para ter os bebés, mas que seja fácil de limpar. Arranje umas mantinhas fáceis de lavar para poder trocá-las com muita regularidade.

Durante o parto

A primeira fase do parto dura cerca de 2 a 12 horas. Durante esta fase a cadela pode mostrar sinais de fazer ninho, nervosismo, perda de apetite, arfar, tremer e até vomitar.

Quando a sua cadela começar a ter contrações mais fortes a expelir fluídos aquosos é porque entrou na segunda fase do parto.

Com a entrada dos cachorros no canal do parto, há uma estimulação ainda mais forte das contrações e gradualmente ele vai caminhando para o exterior. Os cachorros vêm envolvidos por uma membrana fina esbranquiçada que a mãe rasga com os dentes. Os cachorros podem sufocar se esta membrana não for rasgada.

O período médio de tempo entre o nascimento de cachorro é de 30 a 60 minutos embora a cadela possa fazer algumas pausas sem contrações que podem chegar ser de 4 horas.

Se as contrações durarem mais de 2 horas ou a pausa mais de 6 horas, ou ainda, no caso de terem rebentado as águas e a cadela não parir nenhum cachorro nas 2 horas seguintes ou haverem corrimentos negros e espessos, leve-a imediatamente ao seu veterinário.

A terceira fase do parto é aquela em que as placentas são eliminadas e a cadela muitas vezes come-as.

Depois do parto

puppy labradorUm corrimento vaginal é normal após o parto, muitas vezes discreto apenas visível após a micção. Deverá vigia esse corrimento e constatar que gradualmente diminui quantidade e passa de vermelho mais vivo para vermelho acastanhado. Habitualmente, a consistência passa de líquido para mucoso. Estes corrimentos não devem ter mau cheiro.

Deve examinar cuidadosamente as glândulas mamárias da sua cadela. As glândulas mamárias cheias de leite são firmes, não dolorosas e de temperatura normal e o leite deve ter uma cor branca e deve ser líquido.

Glândulas mamárias muito quentes, vermelhas, dolorosas e duras normalmente são sinal de infeção/inflamação e devem ser tratadas o mais rápido possível para não comprometer a saúde dos cachorros.

Os cachorros

Bulldog puppiesOs cachorros recém-nascido não conseguem regular a sua temperatura corporal pelo que deve ter sempre cuidado de os manter quentes mas não em demasia . As correntes de ar são as primeiras ameaças para um recém-nascido. Outro cuidado a ter é a higiene dos mamilos da mãe sempre que esta vem à rua.

Os cachorros devem ficar com a mãe no mínimo até às 8 semanas de vida. Ela vai alimentá-los, mantê-los aquecidos, estimulá-los a urinar e defecar, ensina-os a socializar em grupo e a respeitar a hierarquia.

Os cachorrinhos e a mãe devem ser desparasitados internamente a partir dos primeiros 15 dias de idade. O plano vacinal só começa às 6 semanas.

A primeira papa sólida ou semi-sólida é fornecida por volta dos 21 dias de vida altura em que começam a aparecer os primeiros dentinhos de leite.

Autor: Dr.ª Diana Meireles

Em caso de dúvida aconselhe-se com o seu médico veterinário.

O HVSM tem ao seu dispor serviços veterinários de alta qualidade. Disponíveis 24 horas, 365 dias por ano. Contacte-nos! ou ligue através do 223 752 375

Serviço recomendado:

Reprodução e Obstetrícia
Reprodução e Obstetrícia

Share this post
  , ,