Como evitar infestação de pulgas

Infestação de pulgas em casa – Saiba como lidar

Sinais de infestação de pulgas em casa

O seu cão ou gato anda a coçar-se muito? Em caso afirmativo, observe se existem parasitas pretos pequenos a moverem-se entre o pelo.

Pode encontrar excrementos de pulga (pequenas partículas pretas que não são mais do que sangue seco) na pele do seu animal de estimação. Se tiver dúvidas, deite um pouco de água – os excrementos de pulga transformam-se num pequeno borrão vermelho em contato com a humidade.

As pulgas

As pulgas são insetos parasitas que para viverem alimentam-se de sangue de animais de sangue quente, como o cão, o gato ou o homem.

Quando estamos perante grandes parasitoses, os animais afetados podem desenvolver anemias, mas mesmo em pequenas parasitoses é frequente encontrar-se alergias à picada da pulga e/ou transmissão de outras doenças.

Multiplicação

Tal como a maioria dos insetos, a pulga tem uma elevada capacidade de multiplicação, chegando a fazer posturas de cerca de 20 ovos por dia. Estima-se que no fim da sua vida reprodutora, uma só pulga tenha posto um volume cerca de 1500 vezes superior ao seu.

As larvas que eclodem desses ovos alimentam-se dos excrementos da pulga mãe, evoluindo para casulos de onde nascem as novas pulgas. As pulgas optam por fazer a postura dos ovos em locais húmidos e escondidos como ranhuras dos pavimentos, camas e tapetes.

Os ovos desenvolvem-se no chão, esperam a passagem do novo hospedeiro para se alimentarem e iniciarem um novo ciclo.

Uma pulga fêmea pode dar origem a cerca de 20 ovos por dia!

Pulgas no cão

Como evitar uma infestação de pulgas em casa?

Só um tratamento combinado do animal com o ambiente é eficaz no combate às pulgas. Sobre o animal, pulgas adultas, sobre o ambiente, larvas de pulga.

A primeira coisa que precisa de fazer é eliminar todas as pulgas no seu animal de estimação para parar todo o desconforto que o animal está a sentir.

No animal poderá utilizar as seguintes soluções:

  • Desparasitante em spray como Effipro® (cada 15 dias);
  • Desparasitante spot on, Activyl® (1x/mês) ou Bravecto® spot on  (1x/cada 3 meses);
  • Comprimidos como Capstar® semanalmente, Credelio® (1x/mês) e/ou Bravecto® (1x/cada 3 meses);

Relativamente à sua casa, deixamos as seguintes recomendações:

  • Aspire o soalho com frequência, sofás, camas, e todos os locais onde os animais passam mais tempo, principalmente os tapetes.
  • Lave frequentemente as mantas, camas e roupa onde o seu animal dorme, com água bem quente (60º).
  • Nos locais de menor acesso ao aspirador (atrás dos sofás, atrás das máquinas de lavar, nos frisos do soalho, etc) aplique Flee® ou Bolfo®.
  • Em caso de insucesso deverá entrar em contato com empresa de profissionais em desinfestações para ajudar no controlo das pulgas

Na maioria dos casos as terapias têm de ser combinadas para maior sucesso.

Em caso de dúvidas, não hesite em nos contactar através do 223 752 375.

Scroll to Top