FeLV – Vírus da Leucemia Felina

FeLV é provavelmente a doença vírica mais importante em gatos. Cerca de 1 em cada 3 gatos que contactam com o vírus desenvolvem infecção permanente que é quase sempre fatal.

A infecção por FeLV causa uma grande variedade de sintomas e ao enfraquecer as defesas imunitárias do gato, torna-o susceptível a outras infecções.

Os efeitos do vírus no sistema imunitário são semelhantes aos que ocorrem com pessoas com VIH (SIDA), mas o FeLV afeta apenas os gatos. Não afecta o Homem, nem outras espécies, como o cão.

O que é o FeLV?

O vírus FeLV (Feline leukemia virus), mais conhecido como Leucemia felina, é uma doença que compromete as defesas imunológicas dos gatos domésticos e felídeos selvagens.

Com o vírus, o felino fica vulnerável a doenças infecciosas, lesões na pele, desnutrição, cicatrização mais lenta de feridas e problemas reprodutivos.

Como se transmite a doença?

O FeLV está presente nas secreções corporais do gato, principalmente na saliva. O vírus pode ser transmitido quando os gatos se lambem uns aos outros, partilham os mesmos comedouros, espirram sobre os outros ou se mordem entre si.

Outras vias de infecção possíveis, mas menos comuns, são a transmissão venérea e a transmissão durante a gestação ou por ingestão do leite materno pelos gatinhos.

Poderá o meu gato ser FeLV?

Cerca de 1 em cada 100 gatos têm infecção persistente, estando o vírus permanentemente presente no corpo.

Quando vários gatos partilham a mesma casa, há maior probabilidade do vírus ser transmitido de animal para animal e de mais gatos serem afectados. O risco de exposição ao vírus aumenta com a idade.

Contudo são os animais mais jovens (com menos de 6 meses de idade) que têm mais probabilidade de serem infectados e 1 em cada 3 gatos, desenvolve a doença.

Quais as consequências do FeLV?

Em mais de metade dos gatos que morrem por FeLV, o problema é resultado direto da destruição dos glóbulos brancos sanguíneos que são a principal defesa do organismo contra as doenças. 

Este facto torna o gato mais susceptível a outros agentes. Nos restantes casos os sintomas podem incluir infertilidade, aborto ou o nascimento de gatinhos muito debilitados, inflamação ocular, rápida perda de peso, doença intestinal ou lesões neurológicas.

Um gato infectado pode parecer saudável vários meses, mas 80% dos gatos morrem 3 anos após serem infectados.

Como poderei saber se o meu gato está infectado?

Deve suspeitar de FeLV quando o seu gato contrai doenças com muita frequência. Há um teste de sangue simples que mostra se o seu gato esteve ou não em contacto com o vírus.

É necessário realizar 2 testes com intervalo de poucas semanas para se poder ter um diagnóstico fiável.

Existe tratamento para o FeLV?

Após a infecção se ter estabelecido há forma de a deter. O tratamento médico fará com que o seu gato fique mais confortável, e ajuda outras infecções que poderão ocorrer como resultado do FeLV.

A primeira vacinação deve ser feita em gatinhos entre as 8 e as 10 semanas, devendo ser realizada revacinação anual para manter o gato protegido.

Mas se o seu gato já estiver infectado não poderá ser vacinado, daí a importância da realização do teste antes da vacinação.

A vacina contra o FeLV é segura?

A vacina contra o FeLV é segura, mas em casos raros pode ocorrer reação no local da injeção. Se apenas tiver um gato em casa, que nunca tem acesso ao exterior, a vacinação é provavelmente desnecessária.

Quando há muitos gatos em casa ou um novo gato está prestes a chegar, o melhor é fazer o teste de FeLV a todos, e vacinar aqueles que ainda não tenham tido contacto com o vírus, antes do novo animal chegar.

O que fazer se o meu gato tiver FeLV?

Se ambos os testes derem positivo é seguro afirmar que o seu gato está infectado com o vírus da leucemia felina.

Um gato infectado deve ser isolado de outros (mesmo que estes estejam vacinados) e não deve nunca ter acesso ao exterior.

Em caso de dúvidas, não hesite em nos contactar. O Hospital Veterinário de Santa Marinha, tem uma equipa disponível para o ajudar 24 horas, 365 dias por ano.

Aconselhamos ainda, a leitura do artigo: FIV – Vírus da Imunodeficiência Felina e 7 dicas para cuidar do seu gato em idade avançada.

AniCura Santa Marinha Hospital Veterinário

Contact a veterinarian

Did this article help you?

Please select what suits your situation or type on your own. We greatly appreciate your feedback.

Thank you!

We really appreciate it

Error

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded.