Grupo HVSM - Hospital Veterinário de Santa Marinha

O que é a Leptospirose Canina?

leptospirose canina

O que é a Leptospirose Canina?

A Leptospirose é causada por uma bactéria chamada Leptospira interrogans e é considerada uma das mais importantes doenças infecto-contagiosas do cão. Isto deve-se ao facto de ser potencialmente fatal nos cães e poder ser transmitida ao Homem. Para além de ser cada vez mais causada por novos tipos de Leptospiras.

Como se transmite a Leptospirose?

As bactérias são transmitidas pela urina de animais ou de pessoas infetadas e podem viver em águas contaminadas. É possível contrair a doença por contato, direto ou indireto, com a urina infetada de cães ou de outras pessoas.

Como se transmite a Leptospirose

Risco para o Homem e para outros cães

Os cães portadores assintomáticos constituem um grande risco, pois permitem a transmissão da doença ao Homem e a outros animais.

O que causa nos cães?

Os sinais clínicos da leptospirose em cães variam. Os cães podem não apresentar qualquer sinal clínico, podem apresentar sinais ligeiros, como perda de apetite e perda de atividade ou sinais exuberantes, como febre alta, vómito, diarreia e prostração grave. É frequente afetar os rins. Caso aconteça, os cães podem tornar-se portadores assintomáticos que disseminam bactérias pela urina de uma forma intermitente, podendo assim infetar outros cães e o Homem.

Como prevenir a Leptospirose no cão?

A única forma de prevenir a leptospirose é através da vacinação anual do seu cão.

É essencial que o seu cão seja vacinado anualmente com vacinas que o protejam também dos novos tipos de leptospira, bem como previnam que o seu cão se torne um portador assintomático e num risco para si e para a sua família.

Consultório Hospital Veterinário Gaia

Pergunte ao seu Médico – Veterinário como pode proteger melhor o seu cão e a si da Leptospirose. Contacte-nos através do 223 752 375

Fonte: MSD – Animal Health

Serviço recomendado:

medicina preventiva veterinária

Medicina Preventiva

Share this post
  , ,