O que é a Leptospirose Canina?

A Leptospirose é causada por uma bactéria chamada Leptospira interrogans e é considerada uma das mais importantes doenças infecto-contagiosas do cão. Isto deve-se ao facto de ser potencialmente fatal nos cães e poder ser transmitida ao Homem. Para além de ser cada vez mais causada por novos tipos de Leptospiras.

Como se transmite a Leptospirose?

As bactérias são transmitidas pela urina de animais ou de pessoas infetadas e podem viver em águas contaminadas. É possível contrair a doença por contato, direto ou indireto, com a urina infetada de cães ou de outras pessoas.

Risco para o Homem e para outros cães

Os cães portadores assintomáticos constituem um grande risco, pois permitem a transmissão da doença ao Homem e a outros animais.

O que causa nos cães?

Os sinais clínicos da leptospirose em cães variam. Os cães podem não apresentar qualquer sinal clínico, podem apresentar sinais ligeiros, como perda de apetite e perda de atividade ou sinais exuberantes, como febre alta, vómito, diarreia e prostração grave.

É frequente afetar os rins. Caso aconteça, os cães podem tornar-se portadores assintomáticos que disseminam bactérias pela urina de uma forma intermitente, podendo assim infetar outros cães e o Homem.

Como prevenir a Leptospirose no cão?

A única forma de prevenir a leptospirose é através da vacinação anual do seu cão.

É essencial que o seu cão seja vacinado anualmente com vacinas que o protejam também dos novos tipos de leptospira, bem como previnam que o seu cão se torne um portador assintomático e num risco para si e para a sua família.

Pergunte ao seu Médico – Veterinário como pode proteger melhor o seu cão e a si da Leptospirose. 

Fonte: MSD – Animal Health

AniCura Santa Marinha Hospital Veterinário

Contact a veterinarian

Did this article help you?

Please select what suits your situation or type on your own. We greatly appreciate your feedback.

Thank you!

We really appreciate it

Error

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded.