O microchip em cães e gatos é obrigatório desde o nascimento. Também o é para furões, e as aves devem estar devidamente identificadas através de uma anilha. Por isso, explicamos exatamente o que é um microchip para animais, porque é tão importante e como funciona. 

O Dr. Vet. Tanguy Cullet da clínica AniCura Tilleuls, em França, lembra: "Ao realizar este procedimento com um profissional autorizado, garante não só a sua conformidade e a do seu animal com a lei, mas também a sua própria tranquilidade. A implantação do microchip, em particular, é uma intervenção benigna que muitas vezes não requer sedação e é quase indolor. Portanto, é altamente recomendável realizar este simples gesto desde a adoção para prevenir todos os riscos potenciais associados à falta de identificação no futuro". 

O que são microchips? 

Os microchips são pequenos dispositivos estéreis implantados por uma equipa veterinária no tecido subcutâneo dos animais de companhia. A cada microchip é associado um código numérico único, que é posteriormente cruzado com os dados do proprietário numa base de dados, a Sistema de Informação Animais de Companhia (SIAC). 

Por outro lado, a implantação do microchip em gatos e cães não é apenas uma formalidade administrativa. Este simples gesto protege tanto os cuidadores como os animais de diversos riscos potenciais. 

Os microchips funcionam durante toda a vida do cão ou do gato e não necessitam de manutenção. Uma vez implantado no seu animal de companhia, não terá de se preocupar com isso novamente. Além disso, só são ativados por um leitor especial, o que significa que não há risco de interferência com a saúde do animal nem de que alguém possa aceder aos seus dados. 

Para que serve um microchip em animais? 

Como mencionámos, o microchip serve para identificar animais perdidos e contrariar o abandono, promovendo o cuidado responsável de animais de companhia. Através de um pequeno leitor, é possível identificar o código numérico associado ao animal e, portanto, reconhecer os cuidadores através dos dados que constam na base de dados. 

As vantagens do microchip 

Em caso de desaparecimento ou fuga, a implantação do microchip permite encontrar muito mais facilmente o proprietário do animal. Isso proporciona uma grande tranquilidade aos humanos e também aos animais, que regressarão a casa mais rapidamente. Se o animal não estiver identificado, na melhor das hipóteses será depositado num abrigo com a esperança de ser adotado por outro cuidador.

Além disso, um animal identificado é um animal que pode ser segurado em caso de acidentes causados por ele a um terceiro, como mordeduras, arranhões ou outros ataques. Caso contrário, são os cuidadores que devem cobrir o dano. 

Um animal com microchip está legalmente vinculado ao seu cuidador, com as consequências jurídicas que daí decorrem, ou seja, a possibilidade de recorrer em caso de perda, roubo, agressão ou maus-tratos por parte de terceiros. Sem microchip, não será possível fazer valer os seus direitos em caso de disputa. 

A implantação do microchip é obrigatória para viajar dentro da União Europeia. Os animais também devem ter as vacinas em dia, com comprovativo do cartão de saúde, e um passaporte. É importante realizar todos os trâmites necessários antes de viajar para o estrangeiro, para evitar surpresas desagradáveis no dia da partida. 

Alterar a localização da identificação em caso de mudança é essencial para garantir que o cão ou gato possa ser encontrado rapidamente e com segurança na sua nova área de residência. 

Como implantar um microchip no seu animal de companhia? 

O processo deve ser sempre realizado por uma equipa de veterinários. Nas clínicas AniCura, contamos com profissionais experientes nesta intervenção que poderão garantir que o microchip seja colocado nas melhores circunstâncias, tanto para cães ou gatos como para os cuidadores.  

Para isso, basta marcar uma consulta na sua clínica ou hospital veterinário AniCura mais próxima e a equipa irá acompanhá-lo em todo o processo. O processo é muito simples: o microchip é um pequeno dispositivo eletrónico dentro de um cilindro de vidro de apenas alguns milímetros de comprimento, semelhante a um grão de arroz. Isso é injetado com uma agulha hipodérmica e não requer anestesia nem qualquer intervenção específica, por isso pode ser feito numa consulta de rotina. 

Contact a veterinarian

Did this article help you?

Please select what suits your situation or type on your own. We greatly appreciate your feedback.

Thank you!

We really appreciate it

Error

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded.