Socialização de cachorros

Cães felizes – O segredo é a socialização

Hoje em dia existem muitas formas de ajudar o seu cão a ser mais feliz, menos ansioso e mais amistoso. A aprendizagem inicia-se desde cedo na vida de um cachorro.

Porque é tão importante a socialização dos cães?

Os primeiros comportamentos aprendidos decorrem da socialização com a mãe e com os irmãos. Esta é uma das razões pelas quais é tão importante que os cachorros só sejam retirados da mãe depois dos 2 meses.

A socialização e a aprendizagem que dela resulta vão ser as responsáveis pela formação da personalidade do cão.

A socialização é fundamental para que o cão seja sociável, não tenha medos, e que não se torne agressivo perante pessoas ou situações diferentes.

Os primeiros passos

Os primeiros passos passam pela socialização precoce e a implementação de regras em casa.

Regras para cães

Plano vacinal vs. socialização precoce

Enquanto não tem o plano vacinal atualizado, vá com ele à rua ao colo para que se vá habituando a ruídos, luz, ambientes diferentes e à coleira/peitoral.

Está recomendado que os donos evitem passear os cachorros antes da primovacinação estar completa, principalmente em locais frequentados por muitos cães, para prevenir o surgimento de patologias em idade pediátrica, onde a imunidade do cachorro ainda é débil.

Contudo, o facto de os cachorros não poderem passear durante os primeiros meses, não significa que tenham que ficar fechados em casa a socializar apenas com os donos até aos 4 meses.

Cão ao colo

Socialização em diferentes ambientes

Sempre que possível leve-o para casa de amigos ou familiares para ver outras pessoas, outros espaços. Ouvir barulhos, ver outras pessoas e outros animais é muito importante.

Socialização dos cães em ambientes diferentes

Passeios frequentes após a primovacinação

Logo que tenha a primovacinação completa, faça caminhadas com ele em zonas com outros animais. Faça-o conviver com outros animais dóceis sem intervir, recompense-o sempre que conseguir ultrapassar algum medo ou alguma situação mais difícil como a vinda ao veterinário!

Passear com o cão

Para socializar o seu cachorro apenas precisa de tempo.

Para mais informações, não hesite em nos contactar através do 223 752 375.

Scroll to Top