Sinais de alarme nos animais

5 sinais de alarme no seu animal que quase parecem normais

Beber muita água, lamber as patas ou urinar fora do sítio? Sinais que nem sempre são normais.

Animal a beber água

1) Beber muita água

É muito comum os tutores referirem que o seu animal bebe muita água e inclusivamente interpretarem esse comportamento como positivo.

Na realidade, um aumento na ingestão de água pode estar relacionado com vários problemas de saúde, tais como diabetes, insuficiência renal, distúrbios endócrinos ou até tumores.

Se notar que o seu animal está a beber mais água do que o normal, está na altura de fazer uma visita ao veterinário para um check-up geral!

Lamber as orelhas do coabitante

2) Lamber as orelhas do coabitante

Todos sabemos que os cães gostam de lamber tudo e mais alguma coisa e de vez em quando começam a lamber persistentemente as orelhas do cão companheiro de casa.

Ao contrário do que se possa pensar, é provável que este comportamento não se trate de uma lavagem de orelhas gratuita, mas sim do início de uma infeção do ouvido.

Os cães detetam odores fora do normal muito antes de nós, humanos, pelo que uma infeção no ouvido alheio não passa despercebida.

Outros sinais de otite (ou inflamação no ouvido) são o abanar da cabeça, coçar o ouvido afetado ou até dor na ingestão de alimentos.

Gato a lamber patas

3) Lamber as patas

O lamber das patas nos cães é muitas vezes atribuído a tédio, vício ou aborrecimento.

Na verdade, um cão normal não deve lamber as patas mais do que uma ou duas vezes por dia e durante apenas alguns segundos.

Se notar que o seu cão lambe as patas frequentemente e/ou por longos períodos de tempo é possível que algo mais se esteja a passar.

A inflamação das patas é uma consequência muito frequente de processos alérgicos especialmente se as patas visadas são as da frente.

Se o seu cão lambe preferencialmente as patas de trás, poderá ter algum problema nas articulações.

O melhor é mesmo levá-lo ao veterinário para que o problema possa ser diagnosticado e tratado atempadamente.

Gato a urinar fora do sitio

4) Urinar fora do sítio

Se o seu cão ou gato nunca se descuidou com a sua higiene, mas agora aparecem poças de urina por todo o lado, não se zangue já com ele, pois por detrás deste comportamento poderão estar vários problemas de saúde.

É possível que o seu animal esteja com uma infeção urinária, com um problema de rim, com algum problema hormonal ou até que esteja a ficar incontinente, entre outras coisas.

Não é que ele não queira fazer no sítio certo e onde sempre se habituou, mas, se tiver um destes problemas, é mesmo muito difícil de aguentar!

O melhor é ter a certeza de que nada mais se passa, para que o possa ajudar o mais cedo possível.

Caspa nos animais

5) Caspa

Um bocadinho de caspa nunca fez mal ninguém certo? Errado!

Um pelo e pele saudáveis são um ótimo indicador do estado de saúde do seu animal e de uma alimentação equilibrada.

Especialmente no gato, o aumento da caspa está muitas vezes relacionado com falta ou diminuição de grooming, que por sua vez está associado a variados problemas de saúde.

Já nos cães, gatos ou coelhos, existe um parasita chamado Cheyletiella que é conhecida como “caspa andante”: parece mesmo caspa mas não é! Muita caspa, especialmente se associada a perda de peso, comichão ou falta de atividade, é um sinal de alarme que não deve ser descuidado.

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar-nos. A Equipa do Hospital Veterinário de Santa Marinha encontra-se disponível 24 horas, 365 dias por ano.

Autor: Drª Manuela Araújo

Dra Manuela Araújo
Scroll to Top