Siga-nos no Instagram!

Dra. Rita Martins

Dra Rita Martins HVSM
Dra. Rita Martins

Licenciada em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.

Exerceu actividade em medicina de animais de companhia em instituições como Hospital Veterinário do Porto, Clínica Veterinária de Matosinhos, Consultório Veterinário de São Bernardo, Sociedade Protetora dos Animais do Porto, entre outras. Participou em vários cursos lecionados pela European School for Advanced Veterinary Studies (ESAVS) Cardiology I e Internal Medicine and Oncology.

Acompanhou o departamento de Imagiologia da Clínica Veterinária Gran Sasso em Milão onde desenvolveu capacidades na área da ecografia abdominal. Nesta área fez ainda formação avançada lecionada pela Professora Amalia Agutti.

Frequentou o mestrado de Oncologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar / IPO. É responsável pelo serviço de ecografia móvel desde Junho 2011.

Áreas de interesse no HVSM:

  • Ultrassonografia
  • Oncologia
  • Medicina Interna

Hobbies/Informação adicional

Mãe de duas meninas 🙂

Quando me deixam, deixo-me levar pela música, sendo uma frequentadora assídua de concertos e festivais, e pela leitura, que me permite viajar sem sair do lugar.

Viajar é uma das minhas grandes paixões, assim como a Natureza e seus recursos. Entre Outubro e Dezembro de 2006, realizei um sonho antigo, o de fazer voluntariado e viajar sozinha… fiz-me às estrada e fui para a Costa Rica.

Participei em dois projectos de Conservação de Tartarugas Marinhas, um no Refúgio de Vida Silvestre de Punta Mala e outro no Parque Marino Las Baulas, em Tamarindo.

Participei activamente nas patrulhas nocturnas nas praias na identificação de ninhos e recolha de ovos, contagem e recolocação nos viveiros, libertação de tartarugas recém-nascidas e identificação/marcação das adultas, registo e controlo da temperatura dos ninhos.

Ajudei a construir de raíz um viveiro numa escola primária local e trabalhei num Eco-Resort na manutenção dos caminhos florestais e identificação das espécies selvagens em Bijagua, também na Costa Rica.