Grupo HVSM - Hospital Veterinário de Santa Marinha

Exames Complementares de Diagnóstico

exames diagnóstico veterinários

Exames complementares de A a Z.

Os exames complementares de diagnóstico são exames (laboratoriais, de imagem, etc) que juntamente com a história médica e o exame físico permitem a obtenção ou aproximação ao diagnóstico final e instituição de um tratamento.

Raio X Digital

Os raios X foram descobertos pelo físico alemão Wihelm Rõntegen em 1895 e rapidamente revolucionaram a medicina. A radiologia é o meio de diagnóstico por imagem mais usado em medicina veterinária e a radiologia digital é um passo à frente da radiologia tradicional pois não só é mais ecológica (não carece do uso de líquidos tóxicos de revelação) mas também é mais rápida, tem maior qualidade e mais definição. Permite ainda armazenar de forma permanente e informatizada todos os dados.

Ecografia/Ecocardiografia

A ecografia é um meio complementar de diagnóstico não invasivo, indolor e inócuo que utiliza ultra-sons para a obtenção em tempo real de imagens dos órgãos internos. Uma ecocardiografia é uma ecografia ao coração, que permite obter uma imagem dinâmica, isto é, em movimento e avaliar a sua função. É um exame essencial no estudo de patologias cardíacas.

Análises clínicas

Já não existe qualquer dúvida sobre os inúmeros benefícios que um bom laboratório proporciona à prática clínica, ao apoio no diagnóstico e ao acompanhamento dos pacientes. Por essa razão, o HVSM possuí um laboratório interno que funciona 24h/dia com equipamentos de última geração e um profissional qualificado que garante respostas rápidas e fiáveis.

Endoscopia

A endoscopia tem um vasto uso não só como meio auxiliar de diagnóstico (visualização direta do interior dos órgãos e obtenção de biópsias), mas em alguns casos também como forma de tratamento de alguns problemas (remoção de corpos estranhos ou pólipos). Este exame acaba por ser menos invasivo e com recuperações mais rápidas e indolores do que a realização dos mesmos procedimentos por cirurgia.

Eletrocardiografia

É um exame usado em cardiologia para avaliar o ritmo cardíaco. Algumas alterações no eletrocardiograma podem sugerir doenças cardíacas e/ou doenças cardio-respiratórias, entre outras. É também usado com frequência em exames pré-cirúrgicos para tornar as anestesias mais seguras.

Medição de Pressão intra-ocular

As alterações da pressão intraocular são indicadoras de doença ocular e podem levar à cegueira (especialmente por Glaucoma). Como tal, o HVSM dispõe de um aparelho especialmente concebido para a medição de pressão ocular (Tonovet).

Medição de pressão arterial

A medição de pressões arteriais é um exame que em medicina veterinária que requer equipamento muito específico. Assim como o ser humano também os animais podem ter híper ou hipotensão que pode por em risco a vida. A medição de pressões arteriais é ainda muito útil para estadiar doenças cardiovasculares e renais e a resposta a algumas medicações.

Right Menu Icon