Cão com carraças

Infestação de carraças nos cães – Saiba como lidar

Atualizado em

O que é uma carraça

A carraça é o parasita que maior número de doenças transmite. Desde que sai do ovo, necessita de sangue para se alimentar, ancorando-se fortemente na pele do animal. É nesse momento que se pode produzir o contágio dos parasitas que alberga.

A carraça passa todo o seu ciclo de vida sobre um, dois ou três hospedeiros. Só as fêmeas depositam ovos no meio ambiente e quando estes eclodem, dando lugar a uma larva, o ciclo reinicia-se sobre um novo hospedeiro.

Uma carraça fêmea pode chegar a produzir entre 3000 a 4000 ovos ao longo da sua vida.

Como é que a carraça pode afectar a saúde do meu cão?

Durante o seu desenvolvimento até alcançar a maturidade, o tamanho de uma carraça pode aumentar até 4 vezes, pelo que a quantidade de sangue que necessita para se alimentar pode provocar anemia no animal quando a infestação é intensa.

As carraças preferem as zonas do corpo onde a pele é mais fina e onde há maior irrigação (orelhas, nuca, entre os dedos das patas, à volta dos olhos) e aderem-se com tal intensidade que, se uma carraça é arrancada do cão de uma forma incorrecta, o seu aparelho bocal permanece enterrado na pele, o que pode provocar lesões e infecções.

Saiba que doenças são transmitidas pelas carraças.

Como lidar com as carraças

Normalmente fazendo um controlo da parasitose sobre o animal consegue-se, com relativa facilidade o controlo do ambiente.

Para eliminar as carraças, deve ser utilizado um produto específico no cão. Deste modo, poderemos livrar-nos delas sem correr o risco do seu aparelho bocal ficar ancorado na pele do animal.

Atualmente existem vários produtos no mercado que permitem controlar as infestações de carraças.

Bravecto - proteção contra pulgas e carraças
Apresentação Bravecto comprimido – Proteção durante 3 meses contra pulgas e carraças.

Os mais eficazes são:

  • Bravecto (comprimido ou spot on);
  • NexGuard (comprimido);
  • Credelio (comprimido);
  • Activyl tick plus (spot on);
  • Effipro (spot on);
  • Pulvex (spot on);
  • Preventic (coleira);
  • Scalibor (coleira);

Os banhos com champôs ou outras substâncias anti-parasitárias devem ser usados com cuidado dado que a margem entre o intervalo terapêutico e a zona tóxica andam muito próximos.

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar-nos através do 223 752 375.