Grupo HVSM - Hospital Veterinário de Santa Marinha

Doenças transmitidas pelas carraças

Doenças transmitidas pelas carraças

As carraças podem causar irritação ou infecção no local onde se fixam à pele, mas também podem ser portadoras e transmitir infecções de um animal para outro. Elas transmitem uma variedade de organismos causadores de doenças, incluindo protozoários, bactérias, riquétsias e alguns vírus.

Os cães podem ter infestações esporádicas com apenas algumas carraças, ou infestações maciças, dependendo da quantidade de tempo que permanecem no habitat das carraças e da dimensão da população de carraças.

Em algumas partes do mundo as carraças são portadoras de Babésia (um protozoário que causa a piroplasmose ou babesiose), Borrélia (uma bactéria que causa a doença de Lyme), Ehrlichia (uma riquétsia que causa ehrlichiose) e outros organismos, que podem representar sérias ameaças aos cães e seres humanos.

Babesiose

Doença causada pela Babesia canis e Babesia gibsoni, caracterizada por febre, anorexia e anemia. É fatal, se o cão não for tratado a tempo.

Borreliose ou Doença de Lyme

Das zoonoses transmitidas por carraças esta é uma das que merece mais destaque. É causada pela bactéria Borrelia burgdorferi que produz quadros de febre, anorexia, poliartrite, miopatias e adenopatias.

Ehrlichiose

Doença causada pela bactéria Ehrlichia canis que, na fase aguda, causa febre, problemas respiratórios, edema e vómitos.

Para reduzir o risco de transmissão de doenças ao seu cão, precisa de uma solução que efetivamente afaste e elimine as carraças. Existem agora novas soluções que funcionam de forma diferente das soluções convencionais.

Veja alguns dos produtos que recomendamos para controlar as infestações de carraças.

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar o seu Médico Veterinário

Share this post
  , ,